quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Antes de conhecer sua história, eu já sentia grande admiração pela águia.


A sua elegância, sua postura imponente, a serenidade em seu vôo sempre me impressionaram. A águia é bonita, atrativa, perspicaz. Mas não é simplesmente pela sua beleza natural que tenho o meu fascínio. É porque ela tem a capacidade de se auto-avaliar e se reciclar constantemente. Poucos são os que sabem que a águia é também um símbolo de recuperação e ressurgimento. A simbologia protagonizada por ela vemde sua verdadeira saga de superar desafios. Ela persiste no que precisa para enfrentar-se, para atingir seus objetivos.Sua consistência é a chave para cada vitória. Cada um tem um águia dentro de si, basta soltá-la e seguir o seu exemplo:
Para surgir para a vida uma águia leva 48 horas bicando seu ovo de dentro para fora, com determinação, luta até quebrá-lo, nunca desiste dos seus desafios. Ela precisa das experiências, de suas lutas para se preparar para a vida. Assim somos nós, temos de quebrar a casca para poder alcançar novas etapas. Queremos romper, mas não conseguimos por ficarmos cativos, presos no passado.
Chega um certo tempo em que as penas da águia envelhecem e já não voam tão bem e nem são mais tão
bonitas. Então ela sobe até umalto monte e arranca todas as penas velhas até que as novas nasçam novamente e ela consiga voar melhor e ficar mais bela.
Há uma época da vida da águia em que o seu bico apodrece, envelhece de forma que ela não consegue mais
pescar bem ou emitir os mesmos sons... sabe o que ela faz? Ela vai até uma grande pedra e bate com o seu bico velho na pedra até que ele se quebre e caia e dê lugar a um bico novo. A águia é uma das poucas aves, se não a única que não anda em bandos... ela voa solitária e não acompanha bandos por isto é capaz de estar sempre subindo. Quando uma águia sente que o vento está muito forte ela dobra os joelhos e não tenta lutar contra ele, ela deixa o vento lhe levar e com a sua ajuda ela consegue voar melhor. Quando temos problemas achamos mais fácil lamentar e chorar, atitudes covardes,temos que ter a noção de nossa tamanha pequenez e encontrar na derrota e frustração oportunidades para crescer.Temos de ir mais profundo e sair do raso de nossas emoções, tendo uma atitude adulta como a da águia frente às dificuldades. Ela nos ensina a sobrepor as tempestades, voando o mais alto que pode. Com paciência e determinação, ela supera os desafios e chega à transformação.
O fato é que muitos de nós não querem ser transformados e nem fazer qualquer esforço. Chegamos ao grupo e queremos que o Poder Superior nos ponha onde queremos chegar, sem pagarmos o preço do autoconhecimento.
Muitos se comportam como galinhas, que ao menor sinal de perigo correm batendo as asas e levantando poeira, direto para o galinheiro (seu refúgio). Preferem uma vida sem objetivos, sem chegar a lugar nenhum.
Mas, assim como as águias, temos de aprender como voar, alçar novos voos, em busca dos nossos horizontes.
E acima de tudo, com coragem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário