terça-feira, 10 de novembro de 2009

Hipocrisia Zero



Hipocrisia, conforme nos define o Dicionário Aurélio de Língua Portuguesa, é o ato de fingir sentimentos ou opiniões. O Wikipedia vai mais longe e define hipocrisia como “o ato de fingir ter crenças, virtudes e sentimentos que a pessoa na verdade não possui”. A palavra vem do latim hipocrysis, que fazia referencia à interpretação artística de um ator de teatro. Examinando as páginas da Bíblia, podemos entender que a hipocrisia era o pecado que Jesus menos tolerava. Na verdade, é justamente a hipocrisia que afasta muitas pessoas do universo religioso. Conheço pessoas boas, que tem simplesmente pavor da idéia de frequentar igrejas, porque rejeitam a hipocrisia de algumas pessoas que alegam ser cristãs, até mesmo líderes eclesiásticos.
O fingimento é uma mentira. Só que uma mentira não-verbal, que depende mais de gestos e atitudes do que palavras. Estranhamente, as pessoas mais inclinadas a apontar o dedo para o outro ao menor sinal de falha, são justamente as que mais fingem ser o que não são. Especialistas para detectar o pecado do outro, mas incapazes de olhar para si mesmos.
Quão diferente é o comportamento de Jesus, sempre mais humano do que muitos que ousam falar em seu nome... Jesus almoçava na casa de um fariseu (símbolo clássico da hipocrisia) quando entrou naquela casa uma mulher aos prantos, com um vaso de alabastro cheio de puro nardo, unguento caríssimo. Ela derramou o conteúdo precioso do jarro aos pés de Jesus, e chorava profundamente.
O fariseu repreendia Jesus em pensamento, por dar atenção a uma mulher pecadora. Muitos pensam que se tratava de uma prostituta, mas não. Era apenas uma mulher livre, que tinha entregue muitas vezes seu coração a vários homens, todos errados. Ao encontrar-se com Jesus, ela conheceu a experiência do amor verdadeiro, o amor do Pai. E Jesus não a condenou pelos fracassos do passado. Para o fariseu, a mulher era uma pecadora. Para Jesus, apenas “alguém que muito amou”... e por muito amar, foi perdoada.
Graças a Deus pelos pecadores, pelos que reconhecem as suas falhas e limitações...pois estes sempre encontrarão a mão estendida de um pai perdoador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário