segunda-feira, 8 de março de 2010

A IMPORTÂNCIA DO AUTO EXAME DE MAMA

O câncer de mama é provavelmente o mais temido pelas mulheres, devido à sua alta freqüência e sobretudo pelos seus efeitos psicológicos, que afetam a percepção da sexualidade e a própria imagem pessoal. Ele é relativamente raro antes dos 35 anos de idade, mas acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente.
Este tipo de câncer representa nos países ocidentais uma das principais causas de morte em mulheres. As estatísticas indicam o aumento de sua freqüência tantos nos países desenvolvidos quanto nos países em desenvolvimento. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nas décadas de 60 e 70 registrou-se um aumento de 10 vezes nas taxas de incidência ajustadas por idade nos Registros de Câncer de Base Populacional de diversos continentes.
O câncer de mama é a doença que mais mata mulheres no Brasil, é por isso que nós mulheres temos que nos conscientizar que temos nas mãos um excelente meio de detecção desse tão temido tumor. O auto exame de mama deve fazer parte da rotina de toda mulher, deve ser feito mensalmente e sempre no mesmo periodo do ciclo menstrual, para não gerar confusão. A melhor época é logo após a menstruação, pois a mama está sem o inchaço típico do periodo pré menstrual. TOQUE-SE!!!
Você deverá se acostumar a fazer o auto exame desde já. Se isso não acontece, pode ter certeza: Você está muito atrasada nesse compromisso com sua saúde.
Através dele é freqüente a descoberta de doenças da mama, como alterações funcionais benignas, ou mesmo um câncer de mama.
É importante você saber que, ao detectar qualquer anormalidade, não deve entrar em pânico nem solicitar ajuda de quem pouco poderá lhe esclarecer.
Procure SEMPRE um médico, lembrando mais uma vez que o auto exame propiciará detectar um possível câncer de mama de modo precoce, aumentando substancialmente suas chances de cura, além de ter a grande possibilidade de uma cirurgia de menor porte para combatê-lo.
Além do mais, nunca devem ser ignoradas as alterações benignas, cujo quadro pode se manifestar também através de nódulos mamários.
Cumpra essa determinação, aceite este convite, cuide-se, não tenha medo de examinar-se e descobrir algo, faça com que o auto exame seja uma rotina na sua vida. Afinal, o cuidado com sua saúde é um grande ato de amor, de valorização e respeito para com seu corpo, sua saúde e sua própria vida.
É HORA DE SE TOCAR!!!


Segundo maior causador de câncer no Brasil. Como no início não causa dor, passa desapercebido pelas mulheres que não realizam exames preventivos. 90% dos casos são curáveis quando o diagnóstico é feito logo no início.

Grupo de risco:
• Mulheres com a doença no histórico familiar.
* Mulheres com nuliparidade (não ter tido filhos).
• Mulheres acima de 40 anos.
• Portadoras de câncer de útero, endométrio ou ovário.
• Portadoras de doenças benignas nas mamas.
• Mulheres que tiveram a primeira menstruação antes dos 12 anos.
• Mulheres que entraram na menopausa após os 50 anos.
• Mulheres que tiveram a primeira gravidez após os 35 anos.
• Mulheres com problemas de obesidade.
• Mulheres que usam hormônios.
• Mulheres que nunca amamentaram.

Diagnóstico:
• Auto exame das mamas, exames realizados pelo médico e mamografia.

Tratamento:
O tratamento só pode ser prescrito por um especialista, após a realização de toda a investigação da paciente e pode variar entre a simples medicação, terapias auxiliares ou cirurgia, dependendo do caso.
Prevenção: Acompanhamento médico rotineiro exames clínicos de prevenção ginecológica, auto-exame das mamas mensalmente, mamografia preventiva entre 35 e 40 anos e anualmente após os 40.
 
Muitas mulheres ainda não se tocam para fazer o auto-exame, pois ainda vêem os próprios seios como atrativo para o homem, inveja para as mulheres ou simplesmente o alimento do filho. A mulher tem que se apoderar de sua mama.
É a sua saúde que está em jogo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário